Noni – Conheça a fruta que promete combater até o diabetes

Noni é uma fruta de origem asiática que é consumida pelo povo oriental há mais de dois mil anos. A noni é bastante semelhante a fruta do conde e, na atualidade, tem se tornado bastante conhecida por seus benefícios.

Trazida da medicina popular oriental, essa fruta é usada para diversas finalidades, desde dores no corpo até o combate a diabetes ou tumores, característica essa que a deixou famosa em muitos lugares ao redor do mundo.

Seu nome original é morinda citrifolia, de onde é extraído o noni para preparo dos sucos, que tornou a fruta também famosa. O consumo desse suco está crescendo cada vez mais no Brasil, por conta das propriedades à saúde.

Estudos apontam que a fruta possui um bom nível de vitamina C, até mais que a quantidade presente em laranjas. Em média, o noni maduro tem 243,16 mg de vitamina C, isso em aproximadamente 100 gramas de sua polpa.

No caso, nesses 100 gramas da fruta há um total de 270% da quantidade da vitamina recomendada para ser consumida em um único dia pelos seres humanos.

Noni Emagrece?

O uso da fruta tem se expandido ao redor do mundo e também no Brasil, já que muitos consumidores a usam como método para a perda de peso. Como ela ainda está se destacando por aqui, muitas pessoas se questionam se o noni realmente ajuda a emagrecer.

Realmente ela colabora para a perda de peso, mas não é nada milagroso ou extraordinário.

noni-fruta-morinda-citrifolia

Por ser um produto natural, a fruta noni consegue trazer inúmeros benefícios ao organismo humano, dando um empurrãozinho para um emagrecimento mais rápido entre as propriedades que possui, mas é um efeito normal e garantido também com o consumo de outros alimentos e a prática de exercícios físicos regulares (leia o artigo sobre o Q48, o super treino para queimar gorduras).

Mesmo assim, em relação a alguns pontos sobre o peso, ela é importante e por isso está tão relacionada ao emagrecimento. Por exemplo, com o consumo de seu suco é possível eliminar o açúcar que consumimos diariamente, assim como diminuir os níveis de colesterol.

Além disso, a fruta possui propriedades antioxidantes, o que ajuda também no emagrecimento. É essa ação que protege as células dos radicais livres, diminuindo a intensidade de sua ação sobre elas.

Como fazer suco de noni

O suco é feito com duas frutas noni e mais um litro de suco de uva. Basta bater os ingredientes juntos, utilizando apenas 500 ml do suco de uva, depois coar e adicionar o restante do suco de uva.

É indicado bater a fruta no modo pulsar do liquidificador, para que suas sementes não sejam quebradas. Depois de coar, bata novamente o suco, aí é só servir e beber.

Infelizmente, a fruta noni ainda é difícil de achar no Brasil, por isso quando encontradas costumam ser vendidas em preços altos.

Como ela está ficando cada vez mais popular entre os brasileiros, é possível que logo seja mais fácil encontrar e em preços mais acessíveis.