Hidroginástica Emagrece e Fortalece os Músculos

A hidroginástica faz você perder peso e proporciona muitos benefícios para o corpo. Além de queimar muitas calorias, hidroginástica tonifica os músculos, devido à resistência da água, sem impacto, reduzindo o risco de lesões nas articulações.

Muito adequado para as pessoas que são obesas ou que estão acima do peso, que tem limitações de movimento ou sensibilidade nas articulações, hidroginástica é melhor do que os tradicionais exercícios, como caminhar ou correr.

Diferente de natação, que consiste em percorrer uma determinada distância, flutuando na água, a hidroginástica é um conjunto de exercícios aeróbicos, feita em grupo, dentro da piscina, ao som de algumas ritmo contagiante, o que torna o exercício um monte de diversão. Ao contrário dos exercícios feitos na academia, que muitas vezes chegam a ser chatas.

Para quem não sabe nadar, não deve ser motivo de medo, porque a hidroginástica é realizada em piscina rasa, onde a altura da água não ultrapasse os ombros.

Algumas academias possuem piscinas aquecidas, o que favorece a prática de aeróbica aquática, mesmo em dias frios, como no outono ou inverno.

Como a Hidroginástica faz com que você a perder peso?

A água cria uma certa resistência aos movimentos, de modo que todos os exercícios exigem um pouco de força, mas como a densidade da água faz com que o corpo mais leve, estes movimentos de força são mais suaves.

Apesar de ser mais leve, são exercícios que aumentam a freqüência cardíaca, acelerando o metabolismo, o que proporciona a queima de gordura.

De acordo com a Clínica Mayo, hidroginástica elimina entre 400 e 600 calorias por hora, dependendo do peso do praticante.

O ganho de massa muscular também ajuda a aumentar o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias.

Outros Benefícios da Hidroginástica

  • Aumenta a capacidade respiratória.
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Melhora a circulação de sangue.
  • Tonifica os músculos.
  • Não causa danos às articulações.
  • Melhora a flexibilidade.
  • Melhora o humor, por ser uma atividade divertida.
  • Melhora a concentração.
  • É relaxante.

A aeróbica faz com que você a perder peso sim, não no mesmo ritmo dos exercícios mais intensos, como por exemplo o treino hiit, Q48 etc., mas ele funciona bem e é adequado para todas as faixas etárias, especialmente para idosos e mulheres grávidas.

Como qualquer outro exercício que promove a perda de peso, a hidroginástica é um ótimo exercício para perder peso, mas deve ser combinada com hábitos alimentares saudáveis, para otimizar os resultados. A alimentação correta é tão importante quanto os exercícios no processo de perda de peso e para o bom funcionamento do organismo.

Inclua mais frutas, legumes, verduras, azeite de oliva e óleo de coco na sua alimentação.

Uma observação para aqueles que levam uma vida sedentária e nunca ter feito qualquer a hidroginástica ou a natação é consultar com um médico e fazer uma avaliação de cardio respiratória, antes de qualquer exercício.