Cuidados com Pele Oleosa – Mantenha sua Pele Saudável e Bonita

Para manter sua pele bonita e saudável é preciso manter alguns cuidados diários, principalmente com a pele oleosa. Quem possui este tipo de pele sabe como é difícil lidar com brilho excessivo do dia a dia.

Quem apresenta este tipo de pele, a oleosidade aparece na zona T do rosto. Esta região fica localizada entre o nariz, testa e queixo. Como consequência acaba trazendo o aparecimento de cravos e espinhas.

Cuidados essenciais com pele oleosa

Diante disso, este tipo de pele precisa de um cuidado especial. Com o controle do problema é possível garantir uma pele mais bonita e saudável.

Como é a pele oleosa

A pele oleosa é consequência da produção demasiada de sebo pelas glândulas sebáceas. Neste quadro ocorre o brilho excessivo e poros dilatados, na zona T.

O que faz o rosto oleoso

A oleosidade excessiva surge pelo excesso de secreção decorrente a atividade das glândulas sebáceas. O problema pode aparecer por caráter genético ou causas secundárias. Nesta segunda opção ela surge devido às alterações hormonais, alimentação inadequada, estresse e uso de substâncias cosméticas.

Além disso, o aumento das glândulas sebáceas pode ocorrer quando:

  • Alimentos com alto índice glicêmico, pois o excesso de carboidrato e açúcar estimula a produção das glândulas sebáceas;
  • Cremes e cosméticos muito oleosos e oclusivos;
  • Estresse contínuo, que mantém o hormônio cortis;
  • Excesso de vitamina B;
  • Medicamentos como antidepressivos e anti-inflamatórios;
  • Mudanças de temperatura;
  • Uso de anabolizantes.

Cuidados com Pele Oleosa

Como cuidar da pele oleosa 

Todo tipo de pele precisa ser limpa, tonificada, hidratada e receber uma proteção. No entanto, quem possui pele oleosa precisa ter alguns cuidados a mais. Veja a seguir nossas dicas.

Limpeza

A limpeza permite remover impurezas externas e secreções internas. Com o cuidado é possível evitar obstrução e o entupimento das glândulas sebáceas.

O principal cuidado com o rosto oleoso é lavar pelo menos duas vezes ao dia com gel de limpeza e água fria. Para produtos utilize os que apresentam ácido salicílico e enxofre.

Loções secativas

Para o rosto o recomendado é usar os serum e leves, mas não se esqueça de usar hidratantes, com efeito matificante. Ainda o peróxido de benzoíla ou ácido salicílico ajuda no combate e formação da acne.

Proteção

Procure não se expor ao sol, mas quando sair utilize protetores solares oil free. O sol em excesso assim como o calor, estimula e favorece o aumento da oleosidade.

Maquiagem

Os produtos oleosos obstruem os poros e aumentam as lesões. O ideal é usar a maquiagem oil free e as versões não comedogênicas. Quem possui rosto oleoso e com acne precisa de produtos próprios e que apresentem textura leve.

Medicação

Durante a noite use cremes, géis ou loções para desobstrução dos folículos pilosos. Os principais são: retinóides, peróxido de benzoíla, alfa-hidroxiácidos e ácido salicílico. Lembrando sempre de usar a medicação que seja indicada por um dermatologista.

Alimentação

Para melhorar a pele oleosa, procure manter uma alimentação saudável, com menor consumo de carboidratos e açúcar. Não se esqueça de tomar dois litros de água por dia e fazer atividade física para melhorar a tensão e o estresse do dia a dia.