Azeite de Oliva: Benefícios para a Saúde

Dieta Alcalina

O azeite de oliva é um óleo vegetal obtido a partir do fruto da oliveira (azeitona) e pode ser apreciado de várias maneiras, porque ele é um ingrediente que dá um sabor especial aos alimentos. Também proporciona outros benefícios para a nossa saúde.

O azeite de oliva virgem não é apenas um ingrediente básico na dieta dos países do Mediterrâneo, mas é um produto com grandes benefícios, tanto para a saúde quanto para os cuidados da pele e cabelo.

Além disso, óleo de oliva é muito útil para controlar os níveis do mau colesterol.

Benefícios do Azeite de Oliva

Aqui vamos explicar alguns dos motivos pelos quais se deve incorporar esse óleo na nossa alimentação e os benefícios que ele pode trazer-nos.

Evita doenças cardíacas

Consumir azeite ajuda a nivelar o colesterol no sangue, uma vez que promove o colesterol bom (conhecido como HDL) e neutraliza o mau colesterol ou LDL. Isto é favorável para prevenir doenças cardíacas e da pressão arterial, tanto sistólica e diastólica.

Combate osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea no corpo e torna o tecido ósseo mais frágil. Além disso, é comum em mulheres que passaram pela menopausa.

Neste sentido, durante uma investigação descobriu que, entre os muitos benefícios do azeite, o consumo regular deste produto precioso vai ajudar a aliviar os problemas de osteoporose, com um espessamento da massa óssea.

Ajuda na saúde dos diabéticos

Tem sido demonstrado que uma colher de chá de azeite em jejum, ajuda a manter os níveis saudáveis de colesterol e os triglicéridos, o que permite melhorar a saúde de um diabético. Além disso, se incluída na alimentação se obtém uma melhora do açúcar no sangue.

Previne o câncer de pele

Uma alimentação rica em azeite ajuda a prevenção de melanoma maligno, que é o tipo mais prejudicial de câncer de pele. Além disso, com a ajuda de outros ingredientes da dieta mediterrânea, pode obter mais benefícios.

Além disso, o consumo regular e moderado de azeite virgem também ajuda a prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama.

azeite de oliva benefícios

Outras propriedades do Azeite de Oliva

O azeite tem muitas outras propriedades, falaremos um pouco mais:

Ajuda a combater a dor de ouvido. Para fazer isso, você deve molhar um cotonete no óleo de oliva e coloque-o suavemente na cavidade do ouvido.

Ajuda a reduzir o ronco. Tome uma colher de chá ou um gole de azeite de oliva antes de deitar, ajuda a lubrificar os músculos da garganta e, portanto, produzir menos ronco.

Hidratar o cabelo. Você precisa ter um pouco de azeite, despeje sobre o cabelo e faça uma leve massagem.

Esperamos que, com todas estas características e benefícios do azeite, decida incorporar esse óleo fabuloso em sua alimentação diária, uma combinação perfeita com óleo de coco e suas propriedades.

Como sempre, recomendamos que seja um produto de qualidade, azeites existem de muitos tipos, o melhor é o azeite extravirgem e uma marca que nos garanta sua qualidade.

Dieta Alcalina