Faça alimentações saudáveis e melhore a qualidade de vida

Publicidade

O brasileiro está consumindo cada vez mais alimentos saudáveis no seu dia a dia, é o que mostra a pesquisa do Instituto Datafolha, feita em 2016. Foram 4.560 entrevistas feitas com proprietários de empresas que comercializam alimentos, e mais da metade dos consultados acreditam que os clientes estão cada vez mais interessados no consumo de uma alimentação mais saudável.

E não é à toa, pois a alimentação tem papel fundamental para uma qualidade de vida. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares podem provocar problemas de saúde. Muitos nutricionistas afirmam que não existem alimentos maus, apenas má alimentação. O segredo é fazer a combinação certa, na quantidade adequada e adotar algumas regras na rotina.

Porém, muitas pessoas têm dificuldade em seguir uma dieta quando não tem o auxílio. Atualmente o acesso aos profissionais dessa área é mais fácil, já que existem nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética. A profissionalização é feita por faculdade, no caso dos nutricionistas, e por curso técnico, no caso dos técnicos de nutrição e dietética.

Existem dicas para ter uma alimentação mais saudável

Várias pessoas não gostam de regras, mas para equilibrar a alimentação é preciso seguir algumas. A primeira refeição do dia é o café da manhã, que é essencial para carregar as energias e fornecer nutrientes para o organismo. Inclua no cardápio cereais, leite semi desnatado e frutas.

É muito importante fazer de quatro a cinco refeições por dia, não fique mais do que 3h30 sem comer. Essa é a principal regra para manter uma dieta equilibrada.

É recomendado fazer pequenos lanches com fruta, iogurte ou sementes entre o café da manhã, almoço e janta. Nas refeições principais evite o excesso e se atente ao tamanho das porções.

alimentação saudável e qualidade de vida

Opte por consumir carne branca, como peixe, peru e frango. Prefira alimentos com pouca gordura e reduza o óleo na preparação dos alimentos, dê sempre preferência ao azeite. Evite o consumo de açúcar e sal, pois o alimentos com grande quantidade de açúcar possuem alto nível de glicose o sal pode ser substituído por ervas aromáticas.

Não coma alimentos com farinha branca, opte por produtos integrais, pois eles proporcionam maior saciedade e contém mais vitaminas, sais minerais e fibra. E siga uma alimentação mais natural possível, usando alimentos naturais e orgânicos.

Lembre-se que a hidratação é uma das mais importantes regras para uma alimentação saudável. Beba pelo menos de seis a oito copos de líquido por dia e que três a quatro sejam de água. A quantidade recomendada de água por dia é de 1,5 a 3 litros.