Exercícios para fazer em casa

Publicidade

Perder a barriga, enrijecer os músculos, ficar em forma e conseguir emagrecer e manter o peso são o sonho de muita gente. Para isso, fazer exercícios é essencial à saúde, aumenta a disposição, retardada o envelhecimento, diminui o estresse, entre outros benefícios.

Atualmente, com a rotina corrida que grande parte da população leva, fica cada vez mais difícil praticar atividades físicas.

Muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos, pois imaginam que para se exercitar é necessário frequentar uma academia. E como é difícil arranjar um tempo na agenda de compromissos, acabam deixando de lado. Porém, a falta de tempo não é desculpa para não se movimentar, isso porque, para praticar atividade física, não é preciso necessariamente de uma academia.

Seja em casa, no trabalho, ou em qualquer lugar, com poucos utensílios e às vezes até sem utilizar nada, podemos cuidar da saúde. Existem vários métodos para quem não tem tempo poder praticar sem sair de casa.

Atenção ao Alongamento

O importante antes de começar a fazer qualquer exercício, é praticar alguns alongamentos. Pois, serve para reduzir possíveis lesões, ativa a circulação sanguínea, reduz as tensões musculares, além de relaxar a mente e o corpo.

Antes de iniciar os exercícios a pessoa deve fazer os alongamentos, principalmente aquelas que estão muito tempo com vida sedentária.

Há várias formas fáceis de alongar o corpo e não requer aparelhos específicos, que podem ser improvisados com os móveis de casa. Como, em pé atrás de uma cadeira, basta manter as pernas estendidas e levar o tronco para frente, apoiando as mãos na cadeira. Com a coluna ereta, é necessário jogar o peso sobre as pontas dos pés.

Outro alongamento importante é puxar a cabeça para um dos lados, alongando o pescoço e depois repetir o mesmo com o outro lado. Também em pé, com as pernas bem estendidas, é só levar o tronco à frente em direção aos pés, elevando o máximo possível.

Melhores exercícios para fazer em casa

Existem muitos exercícios eficientes que garantem um resultado de academia, e são capazes de fortalecer os diversos músculos ao mesmo tempo. Para quem deseja enrijecer as pernas e mantê-las tonificadas, precisa somente de um colchão para exercícios e uma tornozeleira de aproximadamente um a dois quilos para iniciantes, e dependendo da intensidade pode colocar com um peso maior.

Para iniciar, basta deitar de lado no colchonete, a perna no colchão deve ficar apoiada flexionada levemente para frente, e a outra livre deve ser elevada para cima e em seguida volta à posição inicial. Essa série pode ser repetida de três a quatro vezes com 15 a 20 repetições. Os intervalos de descanso são de aproximadamente 30 segundos.

Outro exercício fácil de praticar é o abdominal, pois, ativa músculos tanto superiores quanto posteriores e também os da lateral do abdome. Para ter ainda mais intensidade, pode utilizar uma bola para dar mais força e assim conseguir ficar com a região bem trabalhada mais rapidamente.

A posição inicial é deitar no colchonete, com as pernas flexionadas e os pés sobre o chão. Para quem deseja fazer com a bola, basta segurá-la com as duas mãos. Assim, deve flexionar o tronco para frente, tentando tirar as costas do chão o máximo possível. Manter a respiração lenta também ajuda a facilitar o movimento do corpo.

E também um exercício, que rende resultado rápido, é o agachamento com o próprio peso do corpo. Em pé, deve manter os pés levemente afastados, e as costas bem eretas. Assim, é preciso agachar e voltar para a posição inicial. Essa atividade trabalha os músculos da coxa e dos glúteos. Feitos diariamente, com pequenas repetições, em poucos dias o resultado são pernas e bumbuns mais firmes.

Leia, também, o artigo sobre o programa de treino em casa Q48.